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SALVAMAR BRASIL

EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA, LIGUE: 0800-285-6158 ou 185

www.salvamarbrasil.mar.mil.br       |       mrccbrazil@con.mar.mil.br



O QUE É O SALVAMAR BRASIL?

Imagine uma dessas circunstâncias: Um navio encalha perto da costa durante uma tempestade, e corre o risco de adernar (inclinar). Outro explode em chamas devido a uma avaria no sistema de alimentação de combustível. Um cargueiro fica à deriva, com o sistema de propulsão inoperante ou o leme avariado. Um avião cai no mar, ou um pesqueiro afunda, deixando os passageiros e tripulantes perdidos.

Ao primeiro sinal de socorro, entra em ação o SALVAMAR - Serviço de Busca e Salvamento da Marinha.


RESGATE DE NÁUFRAGOS

RESGATE DE NÁUFRAGOS - foto 1 RESGATE DE NÁUFRAGOS - foto 2



RESGATE NA ILHA REDONDA

RESGATE NA ILHA REDONDA - foto 1 RESGATE NA ILHA REDONDA - foto 2
RESGATE NA ILHA REDONDA - foto 3 RESGATE NA ILHA REDONDA - foto 4

Fiéis ao lema "Nossa Missão Salvar Vidas no Mar", os integrantes do SALVAMAR estão sempre preparados e estrategicamente posicionados, 24 horas por dia, para prestar auxílio atendendo aos pedidos de socorro vindos do mar através dos sistemas de comunicações e nosso serviço 08002856158. Para isto, o SALVAMAR conta com navios de socorro, podendo, ainda, valer-se de todos os outros navios, aeronaves e mergulhadores da Marinha, bem como embarcações de entidades privadas, de órgãos governamentais e empresas, acionadas por uma estrutura de auxílio mútuo marítimo atinentes a responsabilidade da “SALVAGUARDA DA VIDA HUMANA NO MAR”.


MISSÃO DO SALVAMAR BRASIL

O Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (SALVAMAR) tem a missão de prover o salvamento de pessoas em perigo no mar, no interior da área marítima de reponsabilidade brasileira.

O Comando de Operações Navais (SALVAMAR BRASIL) exerce a supervisão do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo em todo Brasil, além de sero responsável pela elaboração e disseminação das normas necessárias ao seu correto funcionamento.

A região de Busca e Salvamento Marítimo, sob a responsabilidade do Brasil, abrange toda a nossa costa, estendendo-se até o meridiano de 010ºW. Tendo em vista suas grandes dimensões, essa região SAR foi dividida em cinco sub-regiões marítimas, existindo para uma um Centro de Coordenação SAR, a saber:

SALVAMAR SUL, com sede em Rio Grande, RS; (emergência: 0800-64-1511 ou 185)
SALVAMAR SUESTE, com sede no Rio de Janeiro, RJ; (emergência: 0800-285-6158 ou 185)
SALVAMAR LESTE, com sede em Salvador, BA; (emergência: 0800-284-3878 ou 185)
SALVAMAR NORDESTE, com sede em Natal, RN; (emergência: 0800-280-2255 ou 185)
SALVAMAR NORTE, com sede em Belém, PA. (emergência: 0800-283-4141 ou 185)

Compete também ao Serviço de Busca e Salvamento da Marinha a responsabilidade pelas operações SAR nas vias navegáveis interiores da Bacia Amazônica e do Rio Paraguai. Para esse fim, existem dois Centros de Coordenação SAR, a saber:

SALVAMAR NOROESTE, com sede em Manaus, AM; (emergência: 0800-280-7200 ou 185)
SALVAMAR OESTE, com sede em Ladário, MS. (emergência: 0800-647-3006 ou 185)

Salvamar Brasil - Área de busca e salvamento sob responsabilidade do Brasil

Os Centros de Coordenação SAR são conhecidos internacionalmente pela sigla "MRCC" - Maritime Rescue Co-ordination Centre.

Os principais recursos SAR disponíveis são os navios e aeronaves subordinados aos Comando dos Distritos Navais (DN) correspondentes a cada SALVAMAR. Em cada DN há um Navio de Serviço de prontidão para atendimento de incidente SAR.

O Centro de Hidrografia da Marinha, mediante solicitação de um Centro de Coordenação SAR ou de um navio executando missão SAR, fornece previsão metereológica especial (BE - Boletins Especiais) para as áreas onde estão sendo realizadas as operações de Busca e Salvamento.


HISTÓRICO DO SALVAMAR BRASIL

O item 2 do artigo 12º da Convenção sobre o Alto-mar, adotada na Conferência das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, realizada em 1958, estabelecia que: "Todos os Estados ribeirinhos estimularão a criação e manutenção de um Serviço de Busca e Salvamento adequado e eficaz para garantir a segurança no mar e sobre o mar e assinarão, quando as circunstâncias assim o exijam, acordos regionais de cooperação mútua com os vizinhos." Assim, foi criado, em 20 de fevereiro de 1970, pelo Aviso Ministerial N-0201, o Serviço de Busca e Salvamento da Marinha, voltado para a salvaguarda da vida humana no mar.

Outras convenções internacionais continuaram tratando do assunto:

  • O item 2 do artigo 98 da "Convenção das Nações Unidas sobre do direito do Mar", de 1982, estabelece que: "Todo Estado costeiro deve promover o estabelecimento, o funcionamento e a manutenção de um adequado e eficaz Serviço de Busca e Salvamento para garantir a segurança marítima e aérea, e quando as cirscunstâncias o exigirem, cooperar para esse fim com os Estados vizinhos por meio de ajustes regionais de cooperação mútua".
  • A regra 15 (Busca e Salvamento) do Capítulo V da Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS), de 1974, especifica que: "Cada Governo Contratante se obriga a garantir que serão tomadas todas as disposições necessárias para vigilância em suas costas e para o salvamento das pessoas em perigo no mar, ao longo dessas costas. Estas disposições devem compreender o estabelecimento, a utilização e a manutenção de todas as instalações de segurança marítima julgadas praticamente realizáveis e necessárias, levando em conta a intensidade do trágfego no mar e os perigos à navegação, e devem, tanto quanto possível, fornecer os meios adequados para localizar e salvar as pessoas em perigo."
  • A Organização Marítima Internacional (IMO), agência especializada das Nações Unidas que trata dos assuntos marítimos, em face dos dispositivos dessas convenções internacionais, decidiu criar uma organização padrão para os serviços de busca e salvamento marítimo, que, compatível com as necessidades do tráfego marítimo, possibilitasse, em nível internacional, estreitar laços de cooperação entre os serviços dos diversos estados. Essa organização convocou uma conferência para tratar da matéria, a qual foi realizada em abril de 1979, na cidade de Hamburgo, Alemanha. Nessa conferência, foi aprovada a Convernção Internacional de Buca e Salvamento Marítimo, 1979, também conhecida como "Convenção de Hamburgo", que entrou em vigor em 22 de junho de 1985.

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