Portal do Governo Brasileiro
 

ORGANIZAÇÕES MILITARES SUBORDINADAS



Comando em Chefe da Esquadra

Comando em Chefe da Esquadra

Esquadra é o conjunto de Forças (parcelas da totalidade de navios, meios aéreos e de fuzileiros navais destinados ao serviço naval, pertencente ao Estado e incorporados à Marinha do Brasil) e navios soltos, posto sob comando único, para fins administrativos.

COMANDO-EM-CHEFE DA ESQUADRA

Outras informações no link: www1.mar.mil.br/comemch/


Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra

O Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra é a unidade da Marinha do Brasil responsável por desenvolver operações terrestres de caráter naval, a fim de contribuir para a aplicação do Poder Naval Brasileiro.

COMANDO DA FORCA DE FUZILEIROS DA ESQUADRA

Outras informações no link: www.mar.mil.br/ffe

Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra

 

Comando do 1º Distrito Naval

Comando de área da Marinha do Brasil, com sede no Rio de Janeiro, que tem sob sua jurisdição a área terrestre dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, municípios do Estado de Minas Gerais com sede ao sul do paralelo de 18º30’S e a leste do meridiano de 44º30’W e as Ilhas da Trindade e Martin Vaz, incluindo as áreas marítimas das ilhas.

Comando do 1 Distrito Naval

Além disso, também é responsável pelas áreas fluvial e lacustre contidas na área terrestre sob sua jurisdição; a área marítima, pertencente à jurisdição brasileira, definida pelas linhas de marcação 109º e 130º, com origem, respectivamente, nos pontos do litoral brasileiro das divisas entre os estados da Bahia - Espírito Santo e São Paulo – Paraná, exceto o mar territorial no Estado de São Paulo.

Outras informações no link: www.com1dn.mar.mil.br

Comando do 1º Distrito Naval

Comando do 2º Distrito Naval

Comando do 2º Distrito Naval

Comando de área da Marinha do Brasil, com sede em Salvador, cuja área jurisdicional abrange mais de 1.100.000 quilômetros quadrados, aproximadamente 14% do território brasileiro, com cerca de mil quilômetros de confrontação com o Oceano Atlântico.

Comando do 2 Distrito Naval

A área terrestre sob jurisdição do 2º Distrito Naval é cortada pelo Rio São Francisco desde Pirapora-MG a Juazeiro-BA.

Outras informações no link: www.com2dn.mar.mil.br


Comando do 3º Distrito Naval

Comando de área da Marinha do Brasil, com sede em Natal, que tem sob sua jurisdição a área terrestre dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Território de Fernando de Noronha, Ilhas Rocas e os Penedos de São Pedro e São Paulo.

Comando do 3 Distrito Naval

Outras informações no link: www.com3dn.mar.mil.br

Comando do 3º Distrito Naval

Comando do 4º Distrito Naval

Comando do 4º Distrito Naval

Comando de área da Marinha do Brasil, com sede em Belém. Correspondendo a 23% do território nacional e possuindo cerca de três mil milhas de vias fluviais navegáveis, a área sob jurisdição do Com4ºDN tem importância estratégica acentuada pelo fato de fazer limite com três países da América do Sul (Guiana Francesa, Suriname e Guiana) e Compreende os Estados do Amapá, Pará, Piauí, e praticamente todo o Estado do Maranhão. A região abriga significativos estoques de reservas minerais e hídricas e abundante e ambicionada biodiversidade. Em sua malha hidrográfica, o grande eixo estratégico é representado pela hidrovia Amazônia -Solimões, que permite durante todo o ano a chegada de navios de até 10 metros de calado à Manaus e de até 4,5 metros à Tabatinga.

Comando do 4 Distrito Naval

Outras informações no link: www.com4dn.mar.mil.br


Comando do 5º Distrito Naval

Comando de área da Marinha do Brasil, com sede em Rio Grande, cuja área jurisdicional abrange os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e três municípios do Mato Grosso do Sul (Mundo Novo, Eldorado e Itaquiraí), além de parte da malha hidroviária dos Rios Tietê e Paraná.

Comando do 5 Distrito Naval

Outras informações no link: www.com5dn.mar.mil.br

Comando do 5º Distrito Naval

Comando do 6º Distrito Naval

Comando do 6º Distrito Naval

Comando de área da Marinha, com sede em Ladário, tendo jurisdição sobre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Comando do 6 Distrito Naval

Outras informações no link: www.com6dn.mar.mil.br


Comando do 7º Distrito Naval

Comando de área da Marinha do Brasil, com sede em Brasília, que tem sob sua jurisdição a área terrestre do Distrito Federal e dos Estados de Goiás e Tocantins, e as hidrovias do rio Araguaia e demais bacias fluviais, lagos e lagoas na área terrestre sob sua jurisdição.

Comando do 7 Distrito Naval

Outras informações no link: www.com7dn.mar.mil.br

Comando do 7º Distrito Naval

Comando do 8º Distrito Naval

Comando do 8º Distrito Naval

Comando de área da Marinha do Brasil, com sede em São Paulo, tem sob sua jurisdição todo o estado de São Paulo e parte do estado de Minas Gerais. O Arquipélago de Alcatrazes também é de responsabilidade do Com8ºDN.

Comando do 8 Distrito Naval

Outras informações no link: www.com8dn.mar.mil.br


Comando do 9º Distrito Naval

O Comando do 9º Distrito Naval, com sede em Manaus, é a presença da Marinha na Amazônia. Tem sob sua jurisdição toda a área da Amazônia Ocidental.

Comando do 9 Distrito Naval

Outras informações no link: www.com9dn.mar.mil.br

Comando do 9º Distrito Naval


Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo

Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo

É a Organização Militar da Marinha do Brasil com o propósito de contribuir para a segurança do tráfego marítimo de interesse do Brasil e de atender a compromissos internacionais assumidos pelo País, relativos ao Controle Naval do Tráfego Marítimo.

COMANDO DO CONTROLE NAVAL DO TRAFEGO MARITIMO

Outras informações no link: www.mar.mil.br/comcontram


Centro de Guerra Eletrônica da Marinha

Esta Organização Militar tem o propósito de contribuir para elevar a capacidade de Guerra Eletrônica da Marinha do Brasil. O CGEM está localizado na Ilha de Mocanguê, em Niterói (RJ).

fachada CGEM
Centro de Guerra Eletrônica da Marinha


Copyright © 2012 - 2017 | Comando de Operações Navais | Desenvolvido em Software Livre